HAIFA

Haifa é a terceira maior cidade de Israel, o principal porto de Israel e lar de 400.000 habitantes. Cercada pelas encostas do bíblico Monte Carmelo, é uma cidade de 100 anos de idade, cuja importância surgiu nos anos de 1920 e 1930, quando a Grã-Bretanha seguiu seu mandato da Liga das Nações sobre a Palestina para criar uma pátria judaica. O movimentado bairro baixo do Carmelo é a área portuária onde grande parte dos negócios diários de Haifa são realizados. As encostas do centro de Carmelo são em grande parte residenciais, e o topo da montanha Upper Carmel é o lar de museus, vários hotéis e lojas. O transporte entre a parte de cima e o baixo do Monte Carmelo é feito através do metrô Carmelit, o teleférico Bat Ganim e, é claro, pela estrada.

O símbolo marcante de Haifa é a cúpula dourada do Santuário do Báb, concluído em 1953, que se estende à sede internacional da Fé Baha'i, uma rede de gigantescos edifícios greco-romanos brancos cuja beleza impressiona o visitante. Em 2001, o Santuário do Bab foi melhorado com a conclusão dos “hanging gardens” (jardins suspensos) (um Patrimônio Mundial da UNESCO) magníficos jardins com varandas que levam do santuário até o baixo do Monte Carmelo. Aqui encontra-se a restaurada Templer Colony - onde as casas e oficinas de imigrantes cristãos germânicos "Templários" do século XIX são agora uma rede de lojas chiques, bares e restaurantes.

Haifa é o lar de uma dúzia de museus - incluindo um museu de arte japonesa, o Museu Ferroviário de Israel e o Museu de Imigração Ilegal Af-Al-Pi-Chen. É também o lar do Technion, a versão de Israel do MIT. O bairro de Wadi Nisnas, em Haifa, é o centro de comemorações de diversos feriados que refletem a identidade de Haifa como cidade que abriga judeus, cristãos, muçulmanos e bahá'ís.

IMPERDÍVEL:

Santuário do Bab
“Hanging gardens” (Jardins Suspensos) Baha'I
Panorama da baía de Haifa, Upper - parte de cima do Monte Carmelo
Templer Colony

CASO TENHA MAIS TEMPO:

Museu de Imigração Ilegal Af-Al-Pi-Chen
Museu ferroviário de Israel
Museu de Arte Japonesa
Technion
Wadi Nisnas