MONTE KARKOM

No coração do Negev ocidental, fica um local considerado um dos marcos mais significativos da história cristã - o misterioso e belo Monte Karkom.

Com uma paisagem selvagem e intocada - um planalto de calcário de 847 metros de altura marcado por desfiladeiros dramáticos, o monte Karkom é, segundo alguns estudiosos, o local do Monte Sinai bíblico - mencionado muitas vezes no livro de Êxodo como o lugar onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos.

Caminhando pela trilha de oito quilômetros de comprimento, nas margens do leito seco do rio Karkom, você encontra duas filas de pedras em pé e uma parede arredondada, evocativo do santuário nômade do tipo construído pelos israelitas da época. Observando-se atentamente, pode-se encontrar 12 pedras em pé, apontada por algumas pessoas como representando as 12 tribos de Israel.

Além do mistério e ao apelo, o Monte Karkom apresenta muitos desenhos rupestres famosos, retratando figuras de adoração, animais e símbolos enigmáticos.

Para visitar a área, os caminhantes devem coordenar o passeio com antecedência e usar um mapa de trilhas da Sociedade para a Proteção da Natureza (SPNI) (disponível apenas em hebraico) para explorar o Monte Karkom.