YAD VASHEM

Yad Vashem, principal centro de recordação e educação do Holocausto de Israel, está situado nas encostas verdes de Har HaZikaron, em Jerusalém.

O projeto de comemoração do Holocausto em Israel começou em 1953 com a tarefa de eternizar a memória das vítimas do Holocausto e documentar a história do povo judeu durante o Holocausto para que seja lembrado pelas gerações futuras. Este projeto foi um passo importante para a jovem nação de Israel na época e foi significativo para os cidadãos de Israel, principalmente para os sobreviventes dos guetos e campos de concentração.

O novo museu de Yad Vashem foi aberto ao público em 2005. O museu é projetado na forma de um prisma que atravessa a montanha. Dividido em nove galerias, o museu relata as histórias das comunidades judaicas antes da Segunda Guerra Mundial e a série de eventos que ocorreram desde a ascensão dos nazistas ao poder, a perseguição dos judeus, a sua expulsão para os guetos terminando com "a Solução Final" e o genocídio em massa.

As experiências pessoais e os sentimentos das vítimas do Holocausto constituem a base para as exposições do museu. Fotografias, filmes, documentos, cartas, obras de arte e itens pessoais encontrados nos campos e guetos são parte integrante das exposições. Ao sair do próprio Museu você encontrará o Hall of Names, um memorial inspirador contendo mais de três milhões de nomes de vítimas do Holocausto que foram apresentados por suas famílias e parentes. Os nomes ainda podem ser enviados pelos visitantes ao memorial e adicionados ao arquivo computadorizado.

Além do Museu de História do Holocausto Yad Vashem existem outros memoriais e monumentos, incluindo o Hall of Remembrance, onde as cinzas dos mortos estão enterradas e uma chama eterna queima em homenagem a essas pessoas; Yad Layeled, o memorial das crianças, homenageando um milhão e meio de crianças judias que foram assassinadas no Holocausto;

O memorial aos deportados, um vagão autêntico pendurado sobre o penhasco na estrada que segue para baixo da montanha. O vagão foi usado para transportar judeus que tinham sido banidos de suas casas para os campos de concentração.
A Avenida dos Justos entre as Nações tem mais de 2.000 árvores que foram plantadas em homenagem aos não-judeus que arriscaram suas vidas, a fim de resgatar os judeus dos nazistas; os arquivos e a biblioteca de Yad Vashem House, o maior depósito de material sobre o Holocausto;
Visitar o museu Yad Vashem é uma experiência emocionante e dolorosa, mas vendo as exposições e lembrando o Holocausto oferece aos mais de um milhão de pessoas, líderes mundiais e dignitários que visitam o local anualmente, uma maneira significativa de comemorar as seis milhões de vítimas judias do Holocausto.