TESOUROS E GRANDEZAS ANTIGAS

Lembranças de Jerusalém – O que seria uma visita a Jerusalém sem algumas compras realmente excelentes?

Existem várias áreas em Jerusalém onde você pode fazer compras a céu aberto bem como alguns shoppings. Tenha certeza, ao fazer compras em Jerusalém você pode encontrar o que está procurando seja qual for seu orçamento.

CENTRO DA CIDADE: BEN YEHUDA E rUAS DO ENTORNO

Toda a área do centro da cidade de Jerusalém é hoje um grande shopping pedonal.  O coração do centro da cidade é Ben Yehuda St., uma rua pedonal cheia de lojas e restaurantes, renovada alguns anos atrás para permitir uma experiência acolhedora, com a passarela de pedra de Jerusalém com um novo revestimento, postes de iluminação clássicos, zonas de convívio elevadas e uma pequena fonte cênica.  As ruas circundantes também foram renovadas com calçadas elegantes em tons de cinza e os mesmos postes de iluminação clássicos que a rua Ben Yehuda. Esta renovação foi feita como preparação para o arranque do trem ligeiro da cidade em Jaffa St.

Dada a extensa área renovada, quando você fizer compras em Jerusalém vai valer a pena dar uma volta por todas as ruas do centro da cidade: Shatz St., King George St., Hillel St., Ben Yehuda St., Jaffa St., Yoel Salomon St., e todas as ruas em redor.  Dica:  Nas sextas durante o dia, confira a Feira de Artistas nas ruas Shatz e Betzalel – um excelente lugar para comprar presentes de Jerusalém por artesãos locais.

A rua Ben Yehuda em si é uma colina, que se conecta com a rua King George no topo e a rua Jaffa no fundo, onde se abre para a praça Zion Square (Kikar Tzion).  Os destaques da rua Ben Yehuda incluem as filiais de duas empresas israelenses famosas: os produtos de beleza do Mar Morto, Ahava, e os sapatos de couro de qualidade, Teva-Naot. A rua Ben Yehuda também é um bom local para examinar souvenirs judaicos e cristãos a preços geralmente de nível médio – não se esqueça de pechinchar!  A área também oferece itens úteis do dia a dia, desde chapéus e guarda-chuvas até material eletrônico.

No final da rua Ben Yehuda, na praça Zion Square, fica a loja de departamento recém-instalada HaMashbir LaTzarchan (em geral, simplesmente chamada "HaMashbir"), cujos pisos múltiplos oferecem tudo o que você está acostumado em lojas de departamento. Perto de Zion Square, a joalheria Baltinester (rua Jaffa) é muito conhecida em particular pelos colares com nome personalizado, feitos sob encomenda. Desde a  Zion Square, você entrará em Nachalat Shiva, centrada na rua Yoel Salomon, que abriga várias lojas de cerâmica e jóias, bem como lojas de roupa especializadas.

O SHOPPING “MAMILLA” E O “CARDO” DA CIDADE VELHA: COMPRAS DE LUXO

Afastando-se da área de Ben Yehuda, em direção à Cidade Velha, você encontrará o incrivelmente elegante Alrov Mamilla Avenue Mall, uma passarela de compras ao ar livre arquitetonicamente escultural. A avenida começa no Hotel Mamilla de 5 estrelas e se estende até a entrada do Portão de Jaffa da Cidade Velha, e inclui marcas internacionais de prestígio, nomeadamente Versace, H. Stern, Nike e Gap, bem como sofisticados objetos de culto judaicos. O luxuoso shopping Mamilla também faz exibições regulares de obras de arte, apresenta música ao vivo em seu anfiteatro e patrocina atividades familiares, especialmente durante épocas festivas. Confira nossa programação de eventos para mais informações.

Durante seus passeios na Cidade Velha, você terá uma experiência de compras exclusiva no Cardo, no Jewish Quarter (Bairro Judeu). A fila de lojas de luxo do Cardo é particularmente adequada para a compra de souvenirs de Jerusalém, onde todas as lojas apresentam antigas colunas romanas e outros vestígios arqueológicos como pano de fundo.  Desta forma, o Cardo é uma experiência única para qualquer visitante de Jerusalém, na medida em que você pode combinar a história com compras de luxo.

O SHOPPING MALCHA DE JERUSALÉM

O Shopping Malcha de Jerusalém é uma boa escolha para os que procuram a experiência de fazer compras em um shopping suburbano bem como para as famílias que gostam de simplesmente passear no seu interior.

Agora, com mais de vinte anos, o Shopping Malcha de Jerusalém foi apelidado de "O Maior Centro Comercial do Oriente Médio” quando foi estabelecido.   Até o momento, o Shopping Malcha mantém certamente seu status como o maior conglomerado de lojas em Jerusalém, com mais de 250 para escolher.

O Shopping Malcha de Jerusalém abriga lojas internacionais e israelenses com preços desde a gama baixa-média até preços mais elevados nas lojas especializadas. As marcas mundialmente famosas, como H&M, Zara, Home Depot e Toys R Us, mantêm lojas neste shopping. Várias lojas de roupa israelenses para todos os orçamentos têm espaço aqui, bem como uma filial da loja de departamento HaMashbir LaTzarchan (a mesma loja de departamentos da Zion Square) e o supermercado Mega.  Além disso, o Shopping Malcha oferece serviços práticos como uma sinagoga, uma agência postal e o Banco Hapoalim. Para comer, há uma vasta seleção de restaurantes à disposição na praça de alimentação, todos com alimentos kosher que obedecem à lei judaica.

As atividades incluem uma pista interior de patinação no gelo, durante o inverno, e oficinas de entretenimento e artesanato durante as estações de férias – verifique a programação dos eventos para planejar sua excursão. Além disso, a loja de bebê Shilav tem uma área de lazer Gymboree apropriada para idades até seis anos.

O shopping Malcha é um passeio de ônibus fácil desde o centro da cidade ou de táxi a partir de qualquer lugar.

O MERCADO (SHUK) ÁRABE DA CIDADE VELHA

Se você está procurando produtos autênticos e locais, o Mercado Árabe da Cidade Velha é o lugar para estar.  Localizado nos bairros Muçulmano e Cristão, entre pelo Portão de Jaffa e vá direto para o Bairro Muçulmano.  Quando vir roupas e vestidos pendurados alto, você saberá que está no lugar certo.  Pode até chamar-lhe “Pequena Istambul” – o mercado árabe na Cidade Velha é um mercado do Oriente Médio cheio de arte endêmica, tanto na roupa como nos alimentos. Você também pode encontrar souvenirs cristãos, judaicos e muçulmanos aqui, muitas vezes a um preço mais baixo do que na rua Ben Yehuda – cabe a você conhecer e usar sua capacidade de pechinchar. (Dica: comece por oferecer metade do preço.)

No mercado árabe, você terá um gosto da maneira como as coisas costumavam ser. Os comerciantes operam na Cidade Velha há alguns milênios, em suas ruas estreitas, dia após dia. A sinceridade deste mercado do Oriente Médio com muitas centenas de anos é algo incomparável na cultura ocidental em geral, e mesmo em Israel em particular.

MERCADO MAHANE YEHUDA

O mercado (ou shuk) Mahane Yehuda é conhecido principalmente por ostentar comida local de Jerusalém – produtos frescos e nozes, padarias (como o Marzipan) e as combinações shwarma/felafel.  Nos últimos anos, o mercado Mahane Yehuda viu crescer uma série de estabelecimentos mais sofisticados – passando de "shuk a chique" – com lojas especializadas de vinhos e queijos, lojas de alimentos saudáveis, restaurantes vegetarianos e até mesmo um ramo da franquia internacional israelense, Café Aroma. Além de comida, você pode encontrar presentes para levar para casa, como objetos de culto judaicos, jóias e cerâmica.  Você pode ainda comprar material eletrônico, dispositivos de celular e roupas de baixo custo, incluindo Levi jeans por cerca de 15 dólares americanos (ou pelo menos se parecem muito com as calças Levi's...).

Mesmo com sua viragem para um nível mais alto, a parte realmente boa do mercado Mahane Yehuda, o autêntico ambiente de Jerusalém, permanece consolidado em seu interior, e por isso é uma obrigação visitar o mercado Mahane Yehuda.

EM SUMA

Em suma, as compras em Jerusalém refletem a própria cidade, abrangendo o espectro do antigo ao moderno, com opções para aqueles com orçamento limitado e para aqueles que procuram o luxo. Você verá que as compras em Jerusalém são certamente uma experiência emocionante e variada.