Zichron Ya’akov é uma cidade maravilhosa para os turistas, tanto locais como estrangeiros. Esta pitoresca moshava, comunidade agrícola semi-cooperativa, construída na ponta da cordilheira do Carmelo, foi a primeira moshava a ser construída em Israel e é um dos principais locais de turismo e férias nesta região.
Qualquer um que visite Zichron Ya'akov vai direto à rua Ha-Nadiv e à rua Ha-Meyasdim no centro da cidade que se tornou um shopping pedestre muito popular graças à atmosfera especial do local. As ruas são pavimentadas com pedra e fervilham de atividade ao passar entre as casas originais da moshava, algumas das quais foram reconstruídas.
Existem muitas cafeterias e restaurantes pitorescos e charmosos, intercalados entre lojas com um desenho elegante que vendem obras de arte locais e belas lembranças. Existem galerias de arte, estúdios e oficinas de artistas exclusivos. Edifícios novos e modernos estão ao lado dos antigos, como a sinagoga e o edifício da administração, um antigo pátio que exibe implementos agrícolas antigos.
Desde os primeiros dias, Zichron Ya'akov teve sempre duas características principais: vinho e tranquilidade. Os agricultores fundadores da moshava cultivaram vinhas e a grande adega construída aqui em 1889 tornou-se a indústria mais importante da área. Durante o período do Mandato Britânico (1917-1948), a moshava tornou-se um resort de férias bem como um local de férias rurais e, até hoje, tem hotéis, spas e pousadas.