O Muro das Lamentações (ou Kotel, em hebraico) era parte do edifício mais deslumbrante que Jerusalém já teve, o Segundo Templo, construído pelo grande rei Herodes.O Segundo Templo foi destruído no ano 70 dC e, apesar da destruição que ocorreu, as quatro paredes de suporte do Monte do Templo permaneceram em pé. Ao longo das gerações desde a destruição do Templo, o Muro das Lamentações foi o vestígio mais próximo do local dos santuários do templo - um lugar onde somente os sumos sacerdotes judeus eram autorizados a entrar, porque ali eles acreditavam que Deus estava presente. Os vestígios reais do Templo podem ser encontrados nos túneis do Muro das Lamentações, uma extraordinária viagem através do tempo.
Durante séculos, judeus de todo o mundo têm ido lá para lamentar a perda deste grande templo. Muitas vezes você encontrará centenas de pessoas de diferentes nacionalidades e religiões "abrindo seus corações” com orações, porque acredita-se que o muro possui um enorme significado espiritual. É tradição para as pessoas que visitam o local escrever uma nota e colocá-la nas rachaduras do Muro das Lamentações, porque acredita-se que a mensagem será levada a Deus. Muitas vezes você encontrará pombas, que são um símbolo de paz, descansando nas rachaduras desta estrutura impressionante.
O Muro das Lamentações é um símbolo nacional porque a estrutura de tijolos antigos presenciou o surgimento, exílio e redenção de Israel e do povo judaico. É um local muito popular para cerimônias nacionais e até mesmo para realização de Bar Mitzvah.