SINTA A HISTÓRIA A SEUS PÉS

O espírito de Jerusalém - Descubra a história que remonta a milhares de anos atrás

Como qualquer cidade, o charme e a essência de Jerusalém são melhor absorvidos caminhando em suas ruas. No entanto, e dependendo de seus interesses, você vai querer explorar pelo menos algumas destas atrações turísticas principais.

Ao visitar locais religiosos, é aconselhável vestir-se discretamente e usar roupas que cobrem os joelhos e os cotovelos.

Um bom lugar para começar é a Cidade Velha de Jerusalém que tem uma atmosfera muito especial e distinta, e é onde muitas das principais atrações de Jerusalém podem ser encontradas.

CIDADE VELHA

MURO OCIDENTAL DE JERUSALÉM

O Muro Ocidental, também conhecido por Muro das Lamentações e Kotel, é o muro de contenção ocidental do Segundo Templo. Considerado o sítio mais sagrado do judaísmo, o muro é dividido em duas seções, uma de homens outra de mulheres, onde os fiéis se reúnem durante todo o dia para os serviços religiosos da manhã, tarde e noite. Inúmeras pessoas chegam para rezar contra as pedras, colocar pequenos pedaços de papel com orações nas rachaduras e simplesmente se maravilharem com o site.

Endereço: Bairro Judeu, Cidade Velha

Telefone: +972-2-627-3515

Horas: 24/7

VIA DOLOROSA

Atravessando o bairro muçulmano de leste para oeste é esta rua que traça os últimos passos de Jesus Cristo e de como ele foi levado a sua crucificação. Popular entre os peregrinos e os turistas em geral, a rota marca 14 eventos na última caminhada de Cristo e também apresenta lojas e barracas. Vale a pena visitar uma tarde de sexta-feira (3:00 pm no inverno, 4:00 pm no verão) quando os franciscanos lideram uma procissão ao longo da rota.

Endereço: Via Dolorosa, Bairro Muçulmano, Cidade Velha.

IGREJA DO SANTO SEPULCRO DE JERUSALÉM

Um dos locais mais sagrados para os cristãos, este impressionante edifício atrai todos os anos milhões de peregrinos de todo o mundo. Acredita-se que o complexo seja o local do Gólgota (a Colina do Calvário) onde, de acordo com o Novo Testamento, Jesus foi crucificado, enterrado e ressuscitado.

Endereço: Entre Suq Khan e-Zeit e Christian Quarter Rd, Bairro Cristão, Cidade Velha

Telefone: +972-2-627-3314

Horas: DOM – SÁB: 5:00am – 8:00pm/9:00pm

CIDADELA DE DAVID

A Cidadela de David (também conhecida como Torre de David) foi originalmente construída no século II aC para fortalecer estrategicamente um ponto fraco nas defesas da cidade, e posteriormente foi destruída e reconstruída muitas vezes ao longo dos séculos seguintes. Desde 1989, os terrenos são um museu fascinante que lança luz sobre a história de Jerusalém. Não se esqueça de contemplar a esplêndida vista de Jerusalém a partir de suas muralhas.

Endereço: Portão de Jaffa, Bairro Cristão, Cidade Velha

Telefone: +972-2-626-5333

Horas: DOM-QUI: 10:00am – 4:00pm, Sexta: Fechado, Sábado: 10:00am – 2:00pm (Setembro-Junho), DOM-QUI: 10:00am – 5:00pm, Sexta: 10:00am – 2:00pm, Sábado: 10:00am – 5:00pm (Julho-Agosto)

CIDADE DE DAVID

Situada profundamente abaixo do solo na aldeia árabe de Silwan, é constituída pelos vestígios da outrora grandiosa cidadela, onde uma dinastia de reis da Judeia já governou. Um enorme centro de visitantes oferece uma turnê que começa por um ponto de observação com vista para os restos da antiga Jerusalém, e continua no subsolo com uma olhada em descobertas arqueológicas recentes, terminando na Fonte de Giom onde, segundo a tradição, Salomão foi ungido rei. Os visitantes também podem percorrer as águas do Túnel de Ezequias com 2.700 anos.

Endereço: Silwan, Jerusalém Oriental

Telefone: +972-2-626-2341

Horas: DOM-QUI: 8:00am – 5:00pm (inverno), 8:00am – 7:00pm (verão), Sexta: 8:00am – 1:00pm (inverno), 8:00am – 3:00pm (verão)

MONTE DAS OLIVEIRAS

A colina que sobe para o leste da Cidade Velha, o Monte das Oliveiras, é um ótimo lugar para contemplar a Cidade Velha e a Cúpula da Rocha. Suas encostas são preenchidas com locais sagrados e funerários e são o lar de várias grandes igrejas, incluindo a Igreja de Todas as Nações. Para aproveitar todos os pontos turísticos, é melhor começar no topo, perto da Mesquita da Ascensão, e caminhar descendo até ao Túmulo da Virgem. Os pontos de vista da Cidade Velha são melhores na parte da manhã.

Endereço: Monte das Oliveiras, Jerusalém Oriental

YEMIN MOSHE

Este bairro charmoso de frente para as muralhas da Cidade Velha foi originalmente construído para escapar do excesso de população no século XIX. É conhecido por seu moinho de vento e bloco de habitação comunal, conhecido como Mishkenot Shaananim, que agora é um local para arte e cultura. A área abriga artistas, escritores e acadêmicos e é conhecida por suas casas de estilo oriental, parques verdes, um centro de música, o YMCA, o Hotel Rei David e o Túmulo da Família de Herodes.

CENTRO DA CIDADE

AVENIDA MAMILLA ALROV

Situado entre o centro da cidade e a Cidade Velha, a Avenida Mamilla Alrov é um shopping pedonal que oferece uma variedade de lojas de luxo, bem como restaurantes e cafés de luxo. Mamilla é conhecida por seu toque europeu elegante e de bom gosto, e oferece vistas espetaculares sobre as muralhas da Cidade Velha.

Endereço: 6 Yitzhak Kariv St, Jerusalém

Telefone: +972-2-636-0000

Horas: DOM-QUI: 10:00am – 9:30pm (inverno), 10:00am – 10:30pm (verão), Sexta: 9:00am – 2:00pm (inverno), 9:30am – 3:30pm (verão), Sábado: Uma hora depois do Shabat – 11:00pm

RUA BEN YEHUDA

Um dos principais pontos turísticos de Jerusalém para os moradores e turistas, a Rua Ben Yehuda é um shopping pedonal que se estende entre a Rua King George e Jaffa Road, no centro de Jerusalém. A rua está repleta de lojas de presentes, lojas de falafel e sorvete, músicos de rua, mendigos e artistas de rua.

NACHALAT SHIVA

Este encantador bairro de pedra, ao sul da rua Ben Yehuda, no centro da cidade, oferece uma ótima seleção de lojas, restaurantes, bares e cafés ao ar livre. Este é um ótimo lugar para experimentar à noite no verão, com muita agitação até tarde.

MEAH SHEARIM

Embora esteja a poucos minutos a pé da moderna Rua Ben Yehuda, o enclave ultra-ortodoxo de Mea Shearim é uma realidade completamente diferente. Você sentirá como se tivesse entrado na Europa do século 18 com a ortodoxia judaica vestida com seus trajes tradicionais completos, como longos casacos pretos, chapéus de pele pretos e meias pretas. Ao passear, é recomendável vestir-se de forma extremamente modesta, cobrindo os pulsos e os tornozelos, e tirar fotografias com discrição.

Endereço: Meah Shearim Rd, Jerusalém

Mercado Mahane Yehuda

Muitas vezes referido como "o shuk", o mercado de Mahane Yehuda oferece uma enorme variedade de produtos frescos e alimentos, bem como uma variedade de outras lojas: lojas de roupas, lojas de utensílios de cozinha, joalherias, lojas de cerâmica e uma variedade de restaurantes nobres. O shuk inclui um espaço ao ar livre e outro fechado, delimitado por Jaffa Road por um lado e a movimentada Rua Agripas por outro. Vale a pena usar transporte público para o mercado, pois não há uma enorme abundância de estacionamento e há uma grande quantidade de tráfego. Se você sabe lidar bem com multidões, vá durante uma sexta-feira para experimentar o shopping de última hora do Shabat.

Endereço: Agripas e Rua Jaffa, Jerusalém

OUTRAS ÁREAS DE JERUSALÉM

YAD VASHEM

Yad Vashem, o memorial nacional do Holocausto de Israel, lembra os seis milhões de homens, mulheres e crianças assassinados pelos nazistas e seus aliados. Localizado no sopé do Monte Herzl, Yad Vashem compreende vários memoriais em movimento, incluindo a Sala da Memória e o assustador Memorial das Crianças, o Museu de História do Holocausto, o Museu da Arte do Holocausto, esculturas e instalações, um arquivo maciço e um instituto de pesquisa. Você deve vestir-se adequadamente e certificar-se de reservar pelo menos algumas horas para uma visita ao Museu.

Endereço: Har Hazikaron

Telefone: +972-2-644-3400

MUSEU DE ISRAEL

Você vai querer dedicar pelo menos um dia à maior instituição cultural de Israel, o Museu de Israel, que foi relançado no verão de 2010 após uma reformulação profunda. O Museu é composto de muitas alas diferentes e uma enorme coleção de arte, achados arqueológicos e objetos de culto judaicos. Um dos destaques principais é o Santuário do Livro, com sua forma claramente distinta, que abriga muitos manuscritos antigos, incluindo os Pergaminhos do Mar Morto. Outros destaques incluem a Ala da Juventude para crianças, o Jardim de Arte Billy Rose que mostra o desenvolvimento da escultura ocidental ao longo dos séculos, a Ala de Belas Artes do Museu e sua detalhada Ala de Arqueologia.